André Sztutman

Carlos Monroy

Bhagavan David Barki

Leonardo Stroka

Sári Ember

Suiá Ferlauto

Tchelo

Posted by Luca Castiglioni on

Suiá Ferlauto – Drops

2015

Texto (POR) :

“Para ver no que vai dar”

É comum, na criação artística, usar a noção do jogo para explicar que existem regras estabelecidas e assim partir para uma possibilidade interpretativa de uma obra. No entanto, às vezes, me parece mais produtivo recorrer a noção da brincadeira. Nesta introduzimos uma certa malícia, onde nem tudo é o que parece ser, ou também a lógica das regras do jogo pode ser torcida ou até mesmo rompida. 

No seu processo de criação, Suiá Ferlauto traz muito o espírito de quem está “brincando” dentro do estúdio. As sobras, os restos, as peças de chassis que chegam ao estúdio desmontadas, podem ser reordenadas e ativadas de forma a nunca se realizarem no seu sentido original, a saber: a estrutura básica para esticar uma tela. Não permitindo que sejam telas, Suiá pinta diretamente sobre as estruturas de madeira, intuindo uma leve narrativa de movimentos das cores que aparecem e desaparecem conforme passam de uma madeira a outra.  Estas peças depois são encostadas na parede, ou tornam-se alto relevos que insinuam, mas nunca se realizam, como quadros. Seriam então pinturas ou esculturas? Isso não vem tanto ao caso, pois a atitude central está no fazer, no gesto de reconstrução daquilo que nunca foi mas está cheio de intenções de ser. O achado deste processo é a “brincadeira”, como poderiam ser rabiscos que uma pessoa faz numa folha de papel enquanto conversa ao telefone. O resultado, no entanto, é a cristalização daquilo que apareceu ao acaso no estado inicial da criação.

De forma similar, o ato de pintar o verso, no gesto primordial de Suiá está uma “brincadeira”. Talvez brincadeira tenha um sentido semelhante ao experimento, ou pesquisa, mas ela o faz sem hipóteses, pois não tem um conjunto de proposição, e muito menos uma tese, pois não há hipóteses.  A conclusão de uma brincadeira aqui é o prazer; é a busca do prazer de fazer as coisas “erradas”. São telas “ruins”, telas escolares, telas feitas para crianças e amadores. Como me disse a artista em conversa: antes mesmo de atuar sobre uma tela, ela já está tão cheia de coisas. Virar a tela é como passar o tempo, ou o prazer de fazer algo simplesmente pelo prazer de ver “no que vai dar”.

O mesmo se vê nos trabalhos em papel.  Mas estes – quando Suiá me mostra no estúdio o seu método — me lembram os jogos de origami da minha infância. Ela dobra uma folha de papel diversas vezes; toca uma das laterais do papel na tinta. Ao abrir, formam-se linhas de cores, que esticam, interrompem e se multiplicam conforme as regras das dobras do papel. É um gesto que tem a sua própria sensualidade, mas também tem um ar indiferente de passa-tempo.

Em todos estes trabalhos a cor assume um protagonismo tímido. Quando se expõem, a cor também se esconde; é como se ela fosse tímida. Mas ao se mostrar, a cor nos encara sem vergonha. Ela sugere um jogo ao olhar, que procura encontrá-la nos locais em que se revela, e assim enfatizam as “coisas” que lhe escondem e ao mesmo tempo lhe dão estrutura, sejam elas: um chassi, a dobra de um papel ou o verso de uma tela. A pintura em Drops é devassa e avessa.

Ricardo Sardenberg

G4

G3

G1

G6

G10

G7

G8

___

Exhibition’s Text (ENG) :

“To see where it goes”

It’s common in artistic creation the usage of games to explain existing rules and then depart to interpretive possibilities on an artwork. However, sometimes, it seems more productive to use the notion of joking. In this context we introduced a certain malice, where not everything is what it seems to be, or also the logic of the game rules that can be bent or even broken.

In her process of creation, Suiá Ferlauto truly brings the spirit of those who plays in the studio. Scraps, leftovers, canvas structures that arrive dismantled at her place can be rearranged and activated in a way that will never be hold in its original direction as a basic structure of an stretched screen.

Not allowing them to be simple canvas, Suiá paint directly onto the wood, building a soft narrative of movements and colors that appears and disappears as they move from one piece to another. They are placed against the wall or suggest, but never become, a picture. Paintings or sculptures? This is not so much the case because the central attitude is in the making, in the reconstruction of gestures of what never was but with full of intentions to be one of those options. The finding of this process is the “joke”, that could be scrawls that someone does on a sheet of paper while talking on the phone, but the results, however, is the crystallization of what appeared randomly in the initial state of creation.

Similarly, the act of painting the back, is primary an act of joking. Perhaps this joke has a similar meaning to experiment or research, but she does with no hypothesis or with a group of proposition, and far less a thesis. The conclusions of all this game is the pleasure by doing “wrong” things. Poor canvas, school supplies and materials produced to kids and amateurs are frequently used by Suiá. As the artist told me during a conversation: even before act over a screen, it is already so full of things. Flip the screen is like spending some time and enjoy the pleasure of doing something simply for the pleasure of seeing “where it gonna go”.

The same is seen in works on paper. But these – when Suiá shows me in her studio – reminded me of origami games of my childhood. She folds a sheet of paper several times; touch one side of the paper on the ink. When opening there are color balls, that stretches, interrupt and multiply themselves by the rules of the paper. It is a gesture that has its own sensuality, but also is an indifferent pastime.

In all these works the colors plays as a shy protagonist: When exposed, the color also hides; a kind of shyness, when the color try to prove itself, it is seen without any shame. It  suggests a game to our look, which seeks to find it in places where they are revealed, and so emphasize the “stuffs” that are hidden and at the same time that gives structure: woods, bending a paper or back of a screen.

The DROPS are debauched and averse.

Ricardo Sardenberg